Os 5 Melhores Servidores Portugueses – Alojamento WordPress

Quando decide criar um site para o seu projeto, um dos obstáculos que surge no caminho é que servidor de alojamento web para WordPress deve escolher. De facto, não é tarefa fácil e convém que esteja bem informado, de forma a escolher o melhor servidor para a sua página online. 

Por isso, reunimos aqui todas as informações que necessita, explicando em primeiro lugar o que é um servidor web, passando por mostrar os fatores principais que deve considerar para essa escolha e acabando por lhe sugerir os cinco melhores servidores para WordPress em Portugal.

O que é um servidor web? 

Em poucas palavras, um servidor web é um computador que está equipado com bancos de memória, portas de comunicação, um ou mais processadores e, por vezes, um sistema de armazenamento de dados – como por exemplo discos internos ou memórias SSD. Um servidor é um equipamento que existe para executar serviços e aplicações dentro de uma rede WAN ou LAN.

Portanto, quando está a navegar num website ou a conversar com amigos numa rede social, no fundo, está a interagir com um servidor web. Este responde a todas as solicitações feitas para um lugar na Internet. 

E o que é alojamento WordPress?

Como já percebeu, todos os websites que existem estão alojados num servidor, onde todos os ficheiros do site estão guardados. Portanto, alojamento WordPress não é mais do que um servidor web construído especificamente para melhorar a velocidade, a segurança e o desempenho dos sites feitos em WordPress. 

Que tipos de servidores existem? 

Existem diversos tipos de servidores e contas de alojamento web, pelo que deve conhecê-los e perceber qual é o mais adequado para a sua página. Deve, por isso, contratar um servidor profissional e credível. Para isso, reunimos em seguida aqueles que são mais usados a nível profissional:

Servidor de Alojamento Web Windows

Ao recorrer ao Alojamento Windows não terá cPanel nem é possível instalar CMS’s. Geralmente, este tipo de planos têm preços mais elevados do que aqueles que são praticados em Alojamento Linux (sobre o qual falaremos a seguir), uma vez que os servidores Windows estão especialmente feitos e pensados para o uso de tecnologias da Microsoft com recurso ao painel de controlo PLESK.

Servidor de Alojamento Web Linux

Este plano de ambiente partilhado é aquele que é mais utilizado pela maioria dos Web Developers em WordPress. Em primeiro lugar, este é o plano mais barato de grande parte dos fornecedores de alojamento web. Além disso, suporta todas as versões de PHP, todas as instalações de CMS’S (como WordPress) e dá acesso ao cPanel (onde poderá, por exemplo, gerir ficheiros e criar contas de e-mail). Se pretende usar o WordPress, este é o tipo de alojamento web mais indicado!

Servidor Dedicado

A maioria das agências de Marketing Digital em Portugal usa este tipo de plano. Ao contrário dos planos anteriores, um servidor dedicado possibilita a agregação de todas as características de um servidor em nome de apenas uma entidade, sem a obrigação de partilhar recursos do mesmo servidor com outros clientes e usuários. Portanto, trata-se de um servidor completo e exclusivo!

Claro que existem outras alternativas, que geralmente são divulgadas por cada fornecedor, exibindo os seus planos e preços. Assim, vamos apresentar-lhe que fatores deve ter em conta no momento de escolher um alojamento web e, posteriormente, apresentar-lhe os cinco melhores fornecedores de alojamento web para WordPress que existem em Portugal! Continue connosco.

8 fatores a ter em conta na escolha de um alojamento web

É muito importante escolher um ótimo servidor de alojamento web para o seu site em WordPress. À partida, deve escolher um serviço seguro, que seja rápido, que tenha um bom suporte e escalabilidade. Mas isso não basta. Aqui ficará a conhecer melhor os fatores a que deve ter atenção quando decide comprar um alojamento web.

1 – Website Builder

Nos dias que correm, os fornecedores de alojamento web já oferecem tudo o que precisa para a criação de um excelente website. Um construtor de sites como o WordPress dá-lhe a possibilidade de criar uma página profissional com uma aparência sofisticada sem sequer precisar de contratar um web designer.

2 – Largura de Banda

Este fator está relacionado com o nível de tráfego, a qualidade e os dados permitidos para poder navegar no seu website. Diferentes fornecedores de alojamento web oferecem diferentes níveis de largura de banda, pelo que deve estar atento a este ponto. Através destas informações, poderá entender que empresa oferece o melhor sistema.

3 – Solid State Drives SSDs (melhor velocidade)

Em terceiro lugar, colocamos um fator que se relaciona diretamente com a velocidade da sua página. Ainda que os SSDs sejam mais caros do que os HDDs padrão, isso deve-se a que os primeiros componentes de que falámos sejam mais rápidos do que as unidades de disco giratórias tradicionais. Além disso, os SSDs consomem menos energia e são mais confiáveis.

4 – Escalabilidade de alojamento web

A escalabilidade é um fator que indica qual a capacidade de manipular um aumento grande de carga no site sem comprometer o seu desempenho. Portanto, é um tópico de bastante relevância no momento da escolha do seu alojamento web. A sua página deve estar preparada para lidar com picos inesperados no número de visitantes. Além disso, o seu serviço de alojamento web deve permitir-lhe crescer organicamente, consoante o aumento do seu negócio e do tráfego para o seu site. 

5 – Armazenamento para o alojamento do website

O armazenamento necessário para alojar o seu website depende muito do teor das suas publicações. Grande parte dos serviços de alojamento web oferecem armazenamento ilimitado, ainda que isso tenha sempre restrições. Porém, um plano de baixo custo deve servir para a sua necessidade de armazenamento. No geral, 1 GB de espaço chega para alojar a sua página, a não ser que use arquivos pesados no seu website – como música e vídeos.

6 – Assistência técnica a qualquer momento

Como em qualquer negócio, é importante ter uma equipa que o assista de forma rápida assim que surgir alguma dificuldade técnica. Os melhores fornecedores de alojamento web oferecem assistência técnica em qualquer dia, a qualquer hora. Assim, pode conseguir corrigir falhas técnicas antes que os clientes deem conta delas!

7 – Backups periódicos do website

Nem todas as empresas de alojamento web oferecem backups automáticos. No entanto, este é um fator muito importante e a que deve estar atento durante a escolha do serviço de alojamento. Estes backups periódicos do site servem como uma segurança. Geralmente, são feitos a partir da sua página todos os dias e guardados durante uma semana, permitindo que restaure o seu website se for necessário, a qualquer momento.

8 – Localização do alojamento web

Por fim, a localização do seu servidor também é extremamente importante no alojamento da sua página. Quanto mais perto o servidor estiver dos visitantes do seu website, mais rápido ele vai carregar. Caso o seu público-alvo esteja numa zona específica, convém escolher um fornecedor de alojamento web que possua um data center perto dessa zona.

Os 5 melhores servidores em Portugal 

Depois de saber que fatores deve ter em conta para escolher o melhor serviço de alojamento web, nós selecionamos os cinco melhores servidores em Portugal para alojar a sua página de WordPress.

1 – WebTuga

Com mais de 10 anos de experiência e mais de 10 mil domínios registados, o WebTuga oferece diferentes planos com diferentes preços para o alojamento do seu website. Como a empresa investe constantemente nos seus serviços, tem atualmente diversas soluções de alojamento web escaláveis, de modo a garantir que cumprem todas as necessidades dos seus clientes. 

2 – Dominios.pt

A empresa dominios.pt existe desde 2001 e tem uma grande experiência na área do registo de domínios, no alojamento de websites e housing de servidores. Estes servidores estão alojados em Portugal, num data center específico, pelo que oferece uma qualidade elevada no serviço de alojamento web. Além disso, está integrado numa das maiores redes IP a nível nacional e internacional!

3 – WebHS

A WebHS apresenta uma excelente relação qualidade-preço. Esta empresa aposta constantemente em inovação técnica, material e de pessoal, de forma a poder apresentar regularmente novos serviços e novas soluções aos seus clientes. Além disso, a WebHS destaca-se por ser próxima ao cliente, tendo grande disponibilidade e evitando burocracias e tempos de resposta longos.

4 – PTServidor

Desde 2006 que a PTServidor trabalha na área de alojamento web. Surgiu com o objetivo de colmatar falhas que existiam no mercado web e hoje é conhecida por ter uma equipa jovem e dinâmica, em constante crescimento, de modo a assegurar que tem os conhecimentos necessários para satisfazer os seus clientes e assegurar o bom desempenho de todas as plataformas.

5 – amen.pt 

A amen.pt existe desde 2004 em Portugal e faz parte do grande grupo europeu Register, que oferece diversos serviços desenvolvidos por mais de 400 profissionais espalhados pela Europa. Esta empresa é líder em serviços digitais e em presença online, apoiando fortemente profissionais e PMEs desde a sua criação, promoção e proteção de identidade online.

Agora já está preparado para escolher o servidor mais adequado para o seu website e para poder alojar a sua página WordPress da melhor maneira!

Veja Também:

Deixe um comentário