Como Comprar na Amazon Portugal?

Cada vez mais portugueses escolhem a Amazon quando a hora de fazer compras online chega. Hoje em dia é possível comprar na Amazon produtos mais baratos do que se comprássemos em lojas online portugueses, mesmo considerando os portes de envio.

O consumidor português compra cada vez mais através do comércio eletrónico, tendo nos últimos anos vindo a confiar mais em lojas online como Continente, Worten, Fnac, Wook, para nomear apenas algumas. Contudo, nesta era em que vivemos da aldeia global, o consumidor português comum está aos poucos a interiorizar que existem benefícios em comprar diretamente à Amazon. Não só pela diversidade de oferta de artigos que dispõem, não só pela qualidade dos produtos, mas também pela poupança na altura de pagar.

Leu bem. É possível poupar dinheiro ao comprar na Amazon mesmo estando em Portugal. Acompanhe-nos e vai chegar à conclusão que embora não exista nenhuma loja física Amazon Portugal, isso não significa que os produtos que nos chegam sejam necessariamente mais caros.

Também li isto: Compras Online

A Amazon é uma gigante americana sediada em Seattle que vende, empacota e entrega artigos para qualquer parte do mundo. Imagine a Amazon como sendo um centro comercial de gigantes proporções online, onde todas as marcas do mundo podem ter direito a ter uma loja nesse enorme espaço. Qualquer compra feita através da loja online Amazon, esta responsabilizar-se-á pela venda, empacotamento e entrega e possível devolução. O que facilita a vida não só ao consumidor como também ao vendedor.

É este papel de intermediário que a Amazon desempenha tão bem e que torna o seu modelo de negócio tão popular e é nele que reside a razão que explica o sucesso da marca Amazon. É este modelo de negócio que várias marcas tentaram emular mas que ou não têm os recursos, ou não têm a competência para conseguir replicar o mesmo sucesso a tão larga escala.

Porquê comprar na Amazon em Portugal

Ao fazermos a subscrição da Amazon passamos a ter acesso não só ao armazém localizado nos Estados Unidos da América mas como a todos que existem no Mundo. Saber qual o armazém que melhor nos convém escolher tendo em conta a nossa localização geográfica é preponderante.

Se está em Portugal é compreensível que o primeiro instinto do consumidor seja tentar comprar um produto diretamente na loja mãe, amazon.com, sediada nos Estados Unidos da América. Há alguns pontos a favor, tal como o facto de o Euro ser mais forte do que o Dólar americano. Outro facto decisor será o maior número de oferta de artigos em comparação com as outras lojas online. Contudo, financeiramente não compensaria e por uma razão simples: A barreira geográfica implicaria pagar não só portes de envio elevados como também taxas alfandegárias. A única hipótese que aconselharíamos a comprar através da amazon.com EUA seria se estiver prestes a viajar para os Estados Unidos da América e quiser dar a morada do seu hotel lá, e assim recolher os artigos à chegada.

Se o seu segundo reflexo for tentar fazer compras na loja amazon.co.uk do Reino Unido teremos que o demover uma vez mais. A Libra usada no Reino Unido é para todos os efeitos mais forte do que o Euro, logo estaria a pagar mais. Para acrescentar a isso, continuaria a existe a barreira da distância e dos portes de envio inerentes.

Se o seu terceiro palpite for a amazon.es de Espanha, parabéns! Acertou na loja online que melhor sentido faz para um consumidor de Portugal.

A gigante americana ainda não tem armazéns em Portugal, nem dedicou ainda uma loja online em português por isso será em vão fazer uma pesquisa amazon.co.pt porque não o vai levar à loja Amazon. Contudo, caso o utilizador escreva amazon.pt na barra URL, este levá-lo-á à loja online da Amazon Espanha. E ainda bem porque é aí que reside a melhor oportunidade para o consumidor português.

Ao comprar na amazon.es a partir de Portugal um dos cuidados a ter em conta é a barreira dos 29€. Porquê 29€? Porque ao efetuar compras superiores ao valor de 29€ o consumidor fica isento de pagar portes de envio e paga apenas o valor dos artigos que pretende comprar na loja online da Amazon e receber no conforto da sua casa.

Ao navegar na página da Amazon Espanha e assim que for acumulando itens ao carrinho, irá reparar que ao passar a fasquia dos 29€ irá surgir no lado direito do seu ecrã a

amazon

mensagem “Envio Grátis”.

Como podemos comprovar nas imagens, o mesmo artigo com as mesmas características fica assustadoramente mais barato se comprado na Amazon do que na fnac.pt.

A primeira imagem mostra o artigo a um valor de 509,99€ sem portes de envio. A segunda imagem mostra-nos o mesmo artigo exposto na loja online Amazon sob o valor de 392,99€ com envio grátis, por exceder os tais 29€.

Este é apenas um dos produtos onde é possível tirar proveitos dos preços mais baratos praticados pela Amazon, mesmo com os portes de envio incluídos. Áreas como brinquedos, perfumes, cosméticos, videojogos, consolas, gadgets, colunas portáteis bluetooth, produtos capilares, aspiradores automáticos, enfim, um sem fim de exemplos.

Outros dos grandes benefícios de fazer compras na Amazon Espanha é o fato de o utilizador não ter que pagar taxas alfandegárias. A amazon.es tem os seus armazéns situados perto de Madrid, e ao efetuar uma compra na amazon.es o artigo ser-lhe-á trazido a partir dos seus armazéns via várias empresas de estafetas como a SEUR, Chronopost, DHL e os CTT.

Como Comprar na Amazon em Portugal

  1. Depois de escrevermos amazon.esna para do URL e clicarmos enter chegaremos à homepage da Amazon. O próximo passo a partir daqui será criar uma conta. Como podem ver na imagem abaixo, devem clicar em “Cuenta y Lista” para que se dê inicio ao registo

na página Amazon.

  1. De seguida deparar-nos-emos com um quadro que pedir-nos-á os nossos dados pessoais, tal como se pode constatar na imagem em baixo. Depois de inserirmos o nosso nome, endereço de e-mail e password, a Amazonenviar-nos-á um mail de verificação para a nossa conta de e-mail. Devemos então abrir o nosso e-mail, confirmar a nossa caixa da entrada o mail da Amazon. Dentro do mail recebido irá ser exibido um link no qual devemos clicar.
  1. Finda a fase do registo, significa que agora fazemos parte da vasta lista de clientes Amazon e estamos prontos para dar início às nossas compras. Por uma questão de coerência vamos usar a máquina digital da marca Nikon que usamos em cima como sendo o nosso exemplo de artigo a comprar. De uma maneira muito intuitiva basta escrever Nikon d3500 e na barra de pesquisa da loja online Amazone o nosso artigo surgirá. Ao

selecionarmos a máquina surgir-nos-á uma imagem igual à mostrada em baixo.

  1. Como podem ver do lado direito da imagem em cima existem duas caixas retangulares amarelas. Uma diz “Añadir a la cesta” e a outra “Comprar ya”. A primeira significa adicionar ao carrinho, a segunda devemos clicar caso queiramos proceder imediatamente para o pagamento. Vamos partir do princípio que é mesmo isso que pretendemos e por isso vamos clicar em”Comprar ya”.
  1. A próxima mensagem mostrada pela Amazonquestiona-nos se por acaso não pretendemos acrescentar um seguro à nossa compra. Um seguro de “Danos Acidentais” com uma validade de 2 anos, por apenas 16,69€. Tal decisão, fica completamente ao cargo do cliente, nós neste caso. Importa perceber que caso acionemos este seguro em questão o valor total da compra passará a ser de 409.68€. Ou seja, ainda bem abaixo do valor oferecido pelo mesmo artigo na página da FnacPortugal. Por isso, digamos que aceitamos o seguro. Cliquemos em “Anãdir cobertura” e assim passaremos ao próximo passo.

O próximo passo levar-nos-á até ao menu da loja online da Amazon onde nos é pedido para inserirmos os dados relativos à nossa morada ou local onde queremos levantar a encomenda em questão. Como podem ver na imagem em baixo, os dados já estão inseridos. Para concluir basta clicar no retângulo amarelo na parte inferior esquerda da

imagem “Continuar”.

  1. Uma vez inseridos os dados no site da loja online da Amazonrelativos à nossa morada, o site da loja remeter-nos-à para o menu de envio. Que será semelhante ao da imagem apresentada aqui em baixo.

Neste menu o utilizador decidirá qual o método de envio que me melhor lhe convém. Tal como referenciamos no inicio deste texto a amazon.es entrega em Portugal apenas por via terrestre fazendo-se socorrer de várias empresas de estafetas como a SEUR, Chronopost, DHL e os CTT. Segundo informações apresentadas pelo site da loja online, os envio para Portugal demoraram em média entre 4 a 5 dias úteis. Na compra de artigos superiores ao valor de 29€ o envio é grátis. Para artigos inferiores a 29€ o consumidor terá que pagar uma taxa de 3,49€.

Saiba também que, na compra de vários artigos, o consumidor tem a opção de agregar tudo num só envio e assim pagar apenas uma taxa única pelo envio da encomenda.

No menu de envio, se concordar com a totalidade das informações apresentadas deve clicar no retângulo amarelo à direita da página que exibe a mensagem “Continuar”.

  1. O menu da loja online Amazonleva-nos até à seleção do modo de pagamento e como podemos comprovar na imagem embaixo, a Amazon oferece-nos várias opções de pagamento. A loja online da Amazonaceita os seguintes métodos de pagamento: Visa, Visa Electron 4B, Euro6000, MasterCard, American Express, Maestro Internacional, conta bancária SEPA, Paga em 4 e Credit Line. Destacamos ainda que a amazon.es não aceita pagamentos via PayPal.

Neste menu pode também inserir o seu código promocional se for caso disso, clicando onde diz “Cheques regalo y códigos promocionales”. Uma vez inseridos os dados

relativos ao seu cartão de c´redito ou débito, deve confirmar clicando no retângulo amarelo onde diz “Continuar” para poder avançai para a última fase, antes de dar a sua compra como concluída.

  1. No próximo menu basta conferir que todos os dados estão correctos e depois clicar em “comprar” para validar a comprar. Assim que validarmos a comprar iremos receber um mail de confirmação juntamente com todos os dados relativos ao nosso artigo, data e valor da compra, etc. E se por acaso não se encontrar em casa ou na morada indicada para a entrega do artigo, a empresa transportadora enviar-lhe-á um mail para que possa reagendar a entregar ou combinar outro local onde possa levantar o mesmo.
  1. No caso de o cliente querer devolver o artigo que comprou à Amazon, fique descansando porque a Amazontem talvez um dos melhores serviços de apoio ao cliente que existem no mundo. A loja online está sempre contactavél via chat ou via e-mail. Em casa de troca ou devolução o cliente tem um prazo de 30 dias para comunicar o desagrado com o produto comprado. Por estarmos situados em Portugal, o cliente deve deslocar-se aos serviços dos CTT ou contactar uma das transportadores terrestres como SEUR, Chronopostou DHL, e acordar o envio para proceder à devolução. Devolução essa que ficará ao encargo do cliente numa fase inicial, mas que a Amazon se responsabilizará por restituir na totalidade após comprovativo da fatura por parte do cliente.

Na altura da compra do artigo, juntamente com o artigo a Amazon envia-lhe também uma etiqueta para ser usada precisamente nestes casos de devolução. Por isso, antes de entregar a encomenda para devolução à transportadora terrestre verifique que adicionou a etiqueta à encomenda.

A Amazon é líder no mercado de compras online a nível mundial e só isso por si só deveria deixar qualquer consumidor tranquilo e com confiança para comprar. Pelos motivos enumerados em cima, o consumidor português deve não só sentir-se seguro, confiante e ter noção que pode inclusive encontrar melhores negócios, a melhores preços se comprar através da Amazon. Comunicação eficaz, entregas a tempo, apoio ao cliente de excelência.

Deixe um comentário