Como Comprar na AliExpress Portugal?

A AliExpress é uma gigante do comércio eletrónico sediada na China com mais de 200,000 comerciantes e milhões de produtos para venda. Na loja online da AliExpress é possível encontrar qualquer tipo de artigo, desde peças de roupa, artigos eletrónicos, aparelhos desportivos, itens para a casa, etc. Um sem número de artigos para venda online normalmente a um preço extremamente baixo.

A AliExpress pertence ao grupo Alibaba e é um dos grandes nomes da venda a retalho de artigos através do e-commerce. É o nome incontornável da área onde todos os dias milhões de clientes encontram o artigo que estavam à procura.

Lá porque a loja online AliExpress fica sediada na China, isso não significa que tenha que ser um bicho de sete cabeças para o consumidor português comprar os seus artigos a parte da sua loja online. Muito pelo contrário. É extremamente fácil e seguro comprar através da loja online da AliExpress. Passamos a explicar.

Também li isto: Banggood

É seguro comprar na AliExpress?

A AliExpress permite a compra e venda de artigos pela via online não só a partir de marcas, mas também entre pessoas singulares. Qualquer um pode vender artigos através da loja online da AliExpress.

Ou seja, quando um comprador compra um artigo a uma marca é muito mais fácil responsabilizar a marca em caso de alguma irregularidade porque esta tem e terá sempre uma reputação a defender e um negócio que quer manter. Por outro lado, um comprador que compra um artigo a uma pessoa singular através de uma loja online fica mais susceptível a que ocorram fraudes, porque é muito mais difícil imputar responsabilidades a uma pessoa singular.

Para combater isso a AliExpress oferece um método de pagamento que tem como objetivo anular os casos de fraude. O pagamento através do AliPay garante ao comprador maior segurança porque em primeiro lugar, o comprador ao fazer pagamentos online não revela os seus dados do cartão de crédito ou débito ao vendedor. A AliPay estabelece essa barreira de partilha de informação entre comprador e vendedor. Em segundo lugar, o valor do artigo só é libertado e entregue ao comprador quando o comprador confirmar que recebeu o artigo em sua casa. Ou seja, a AliPay retém o dinheiro entre comprador e vendedor. Por isso, em caso de potencial fraude, é mais fácil neste sistema que o comprador seja restituído assim que se aperceber que algo está a acontecer.

O sistema AliPay é um dos motivos que torna as compras por via online através da loja AliExpress mais seguras e de confiança do pontos de vista do comprador.

Como comprar na AliExpress Portugal?

Um dos pontos positivos de utilizar a loja online da AliExpress é o facto de esta ter uma versão do seu site em português, o que facilita a comunicação entre comprador e vendedor, facilita também a compreensão da informação exibida sobre os artigos, e como consequência diminui a chance de mal entendidos.

A homepage para um consumidor português será algo semelhante à imagem mostrada aqui em baixo.

AliExpress

O consumidor português deve ter em conta que grande parte dos artigos dispostos na loja online da AliExpress estão armazenados na China e por isso o seu envio pode demorar algum tempo. Às vezes mais de um mês. Existem também produtos que estão em armazéns europeus, e é por isso importante ter atenção a esse pormenor na altura de escolher o nosso artigo.

O utilizador português pode encontrar a versão portuguesa da loja online da AliExpress no terminal https://best.aliexpress.com/.

Importa também saber ao consumidor de compras online português que embora a loja online da AliExpress dedique um site inteiramente traduzido para português, no fundo vão surgir maior numero de ofertas de artigos caso o consumidor procure pelo nome inglês do artigo. Devido ao sistema de busca por palavra chave do motor de busca da loja online da AliExpress.

Por isso caso não esteja a ter sucesso na sua busca em português, deverá ponderar a hipótese de pesquisar escrevendo a palavra do artigo que pretende comprar em inglês.

Como Comprar

O primeiro passo numa loja online passa sempre por inserirmos os nossos dados pessoais para que fiquemos registados na conta e na loja online. Ora bem, a loja online da AliExpress não é diferente.

Como pode ver no topo direito da imagem lê-se “Inscreva-se” e “Meu AliExpress”. É aí que deve clicar para dar inicio ao registo na loja online AliExpress. De seguida irá receber um mail de confirmação no seu e-mail com um link. Deve clicar sobre esse link, que o vai remeter de volta para a loja online da AliExpress e o processo ficará concluído em menos de 1 minuto.

Assim que der como concluído o processo de registo na loja online da AliExpress estamos prontos para começar a busca pelo artigo que desejamos comprar. Como já lhe dissemos, terá mais oferta caso procure o artigo que deseja usando o nome do mesmo em inglês. Contudo, irá obter na mesma resultados caso procure em português, mas em menor número.

No nosso caso decidimos usar uns simples phones para o telemóvel como exemplo da nossa compra e para encontrar o nosso artigo escrevemos “earplugs”, “phones” ou “fones” na grafia portuguesa.

AliExpress
Ali Express
Ali

Métodos de Envio

Como podem ver nas imagens que dispomos aqui em baixo relativas à compra do artigo que escolhemos como exemplo, o vendedor diz-nos que o artigo existe em dois armazéns da AliExpress. Um na China, outro na França.

Compete ao comprador decidir qual a melhor opção, tendo em conta que tal como está explicito na imagem, se optarmos pela opção China, o nosso artigo demorará entre 22 a 41 dias a chegar até nós e os custos dos portes de envio são inexistentes. Em contrapartida, caso optemos pela opção Franca, à direita na nossa imagem, a loja online da AliExpress diz-nos que o artigo demorará no máximo 33 dias a chegar até nós, e o custo de envio será de 4.74 dólares americanos.

Saiba também que embora estes sejam os dois armazéns que a loja online tem à disposição para nós relativos a este produto, há no entanto mais do que um método de envio. Basta para isso clicar em cima das palavras China ou França na imagem, e um menu semelhante ao da imagem abaixo irá abrir-se. E como podem comprovar a loja online da AliExpress oferece-nos um leque vasto de opções de envio, com recurso a várias transportadoras de entregas. Cada empresa com

a sua variação de preços e com os seus prazos de entrega. O comprador deve portanto

Ali Express

escolher a que melhor lhe convier.

Para um comprador que não tenha pressa em receber o seu artigo é bom saber que a loja online da AliExpress tem mais do que uma opção e de envio grátis, mesmo vindas do outro lado do mundo, da China.

Do ponto de vista do comprador é importante também reter a informação de que compras feitas fora da União Europeia que ultrapassem o valor de 22€ com portes de envio incluídos têm alta probabilidade de serem paradas na alfândega de Portugal. Uma vez que os artigos fiquem retidos na alfândega, o comprador ver-se-á incumbido de pagar as taxas alfandegárias caso queira receber os artigos em casa. Para solucionar esse contratempo irá que contatar a entidade que regula a alfândega e para além de ter que perder tempo em burocracias, terá também que arcar com mais despesas para levantar o artigo.

Por isso, na altura de selecionar o método de envio, embora o envio vindo da China seja muitas vezes gratuito e por isso mais apelativo, compensará maior parte das vezes ao comprador selecionar as opções de armazéns localizados em cidades Europeias, como a Paris, na França no nosso exemplo, e evitar assim quaisquer transtornos alfandegários.

Métodos de Pagamento

A loja online da AliExpress tem vários métodos de pagamento ao dispor do consumidor em Portugal e tal como a imagem aqui embaixo ilustra o comprador pode optar pelo tradicional pagamento com recurso a cartão de crédito ou débito, pode também usar o pagamento via Webmoney, ou ainda através da plataforma PayPal.

Express

Como lhe explicamos ali em cima a loja online AliExpress usa um intermediário para as transações económicas chamado AliPay que confere maior segurança ao comprador. Esta plataforma fica na posse do valor do produto até que o comprador acuse a recepção do artigo encomendado e só após isso, é que o vendedor recebe o dinheiro. Caso haja alguma suspeita de fraude ou extravio da encomenda, ninguém sai a perder porque a plataforma intermediária certifica-se de devolver o dinheiro ao comprador.

Por isso, embora cada um dos métodos em cima seja seguro por si só, a loja online da AliExpress redobra a segurança nas compras e vendas online com a adição da AliPlay. Um grande ponto a favor da gigante chinesa.

Trocas, Devoluções e Política de Garantia

A AliExpress tem uma política de trocas e devoluções bastante prática, simples e feita a pensar no comprador. A marca dedica uma página na sua loja online traduzia para português a explicar quais os procedimentos a tomar no caso de alguma irregularidade. Pode visita-lo em: https://sale.aliexpress.com/pt/__pc/v8Yr8f629D.htm.

AliExpress

No eventual caso de troca ou devolução deve o comprador entrar em contacto em primeiro lugar com o vendedor. Se não obtiver qualquer resposta por parte do vendedor ou caso esta não seja satisfatória, o comprador deve então abrir uma “disputa” na loja online da AliExpress e requerer o reembolso num prazo de 15 dias. A partir daí a resolução do seu caso estará ao encargo da AliExpress e esta certificar-se-á de lhe devolver a totalidade do reembolso no prazo de 15 dias também.

A loja online da AliExpress tem ainda um serviço de atendimento ao cliente que funciona durante 24 horas, todos os dias da semana. Pode o comprador encontrar o link aqui. A página está traduzida para português por isso, é a este link que o comprador dever recorrer caso ainda surjam duvidas.

Conclusão

A AliExpress é a gigante dos gigantes que pratica preços para os quais dificilmente à concorrência a nível mundial. Tal como fomos descrevendo, a AliExpress para além de um sofisticado sistema de segurança de pagamento, tem ainda um ótimo serviço de apoio ao cliente disponível a qualquer hora e a qualquer dia do ano. Dificilmente um comprador que utilize a loja online da AliExpress sairá defraudado. É uma ótima plataforma de compra e venda de artigos a baixo preço online para utilizadores que não se importam de esperar pelos seus artigos.

Deixe um comentário