Como Comprar na Lenovo Portugal?

A Lenovo é uma multinacional chinesa com sede em Pequim que dedica o seu ramo de negócio ao design, criação, desenvolvimento e venda de artigos eletrónicos, tais como computadores pessoais, tablets, smartphones, servidores, discos de armazenamento, gestão de software tecnológico e smart TVs. A Lenovo afirma ser líder de vendas de computadores pessoais em unidades, até Março de 2019 pelo menos. A Lenovo dedica maior parte do seu negócio, não exclusivamente, mas em especial à venda de produtos eletrónicos ao sector corporativo e empresarial.

A marca Lenovo surgiu oficialmente em 1984 na China com a junção de 10 investidores. Hoje em dia a Lenovo orgulha-se em apresentar operações em 60 países e de vender para 160 países. Os dois balcões centrais administrativos da Lenovo encontram-se em Pequim, onde foi fundada, e em Morrisvile, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.

Também li isto: Como Comprar na AliExpress Portugal?

Portugal

Com um posicionamento em quase todos os países do mundo, não é de surpreender que a Lenovo dedique especial atenção ao mercado eletrónico em Portugal e na Peninsula ibérica. A Lenovo tem um site inteiramente dedicado ao consumidor português onde a homepage da página se assemelhará a esta imagem mostrada aquiem baixo.

Lenovo

Em 2018 Portugal representou 15% das receitas da Lenovo na totalidade da Península ibérica. A área de gaming foi um dos grandes responsáveis para o alcance desses números e a marca está ciente disso mesmo. A Lenovo admite que a estratégia para Portugal passa muito pela manutenção do negócio do PC tradicional mas com grande foco pela area do gaming.

Produtos Que Pode Encontrar na Lenovo

A marca Lenovo é actualmente conhecida por apresentar no mercado eletrónico os modelos ThinkPad, ThinkBook, IdeaPad, Yoga e Legion como linhas de computadores portáteis e o IdeaCentre e o ThinkCentre como computadores pessoais. Em adição, pode o consumidor encontrar qualquer um destes aparelhos: tablets, smartphones, servidores, discos de armazenamento, gestão de software tecnológico e smart TVs.

Como Comprar à Lenovo

75% das vendas feitas em Portugal à marca Lenovo foram feitas através dos canais de retalho, e não diretamente à marca. Sendo que 60% dessas vendas provêm do consumo privado e os restantes 40% do mercado empresarial. A realidade portuguesa faz com que a marca Lenovo se adapte às necessidades que os consumidores portugueses obrigam, e embora a Lenovo seja pensada primordialmente para o mundo corporativo, é o gaming quem dita o maior número de vendas em Portugal da marca chinesa.

Por isso, de acordo com os dados que a Lenovo obteve, o consumidor alvo português é em primeiro lugar gamer, em segundo uma empresa, e em terceiro um consumidor particular. Para qualquer um deles o processo de compra é igual.

E uma vez situados geograficamente em Portugal, estes consumidores poderão deslocar-se a qualquer loja de retalho de artigos eletrónicos em Portugal como Fnac, Worten ou Radio Popular para destacar algumas para comprar artigos da marca Lenovo. Ou através da loja online da marca que pode encontrar aqui: https://www.lenovo.com/pt/pt/.

O procedimento para efetuar a compra não será diferente em relação a outras compras, online ou presenciais, que o consumidor possa já ter feito. Deve adicionar o item pretendido ao carrinho, escolher as características do artigo, proceder à compra, inserir os dados do seu cartão, escolher o método de pagamento que mais lhe convém e consumar a compra.

Política de Troca, Devoluções e Reembolso

Ao comprar um artigo Lenovo através do site oficial da marca o comprador tem 14 dias para entrar em contacto com Lenovo e explicar a situação. Terá obrigatoriamente que solicitar 4 dados: 1- Motivo para a devolução; 2- Número de série do artigo; 3- Quantidade e nomes dos artigos a serem devolvidos; 4- Endereço de recolha.

Assim que for comunicado desejo de devolução e reembolso por parte do comprador à Lenovo esta compromete-se a devolver a totalidade do dinheiro dentro de um prazo máximo de 7 dias através dos seguintes métodos: cartão de crédito, PayPal ou cartão de crédito. Caso o comprador pretenda ser ressarcido através de transferência bancária, a Lenovo comunica que o prazo pode estender-se então até os 14 dias.

Percurso

A Lenovo é líder mundial de vendas de computadores pessoais (PC) com 24.7% das quotas de vendas no primeiro trimestre de 2019, bem distanciados em relação às suas concorrentes diretas como a HP, Dell ou mesmo a Apple.

O que faz da Lenovo ter uma vantagem tão significativa em relação aos seus concorrentes diretos é a sua rede de distribuição e agilidade de expansão para mercados emergentes. Essa tem sido a sua imagem de marca desde o seu lançamento. Ao longo dos anos tem feito uso de uma estratégia de aquisições e parcerias para com isso poder acessar novos mercados e assim aumentar as suas vendas. Em contrapartida, a Lenovo perde para os seus concorrentes diretos no que a vendas de tablets e smartphones diz respeito.

Futuro

A geração Millennials é quem vai ditar o futuro não só da Lenovo mas de todas as marcas e por isso a Lenovo está atenta, e tem conhecimento que em 2020 os Millennials ja representam 50% da força de trabalho. Sabemos hoje em dia que 1 em cada 3 Millennials prioriza a flexibilidade do dispositivo e por isso a Lenovo vai continuar a investir e a inovar em Portugal no mercado do computador pessoal.

A Lenovo refere na sua visão destinada ao mercado ibérico e de Portugal que em 2020 existem cerca de 50 milhões de salas corporativas, e 20% das atuais reuniões aí realizadas carecem de dispositivos de topo de gama. É por aí que a Lenovo sente que pode preencher o seu espaço no mercado português e o consumidor comum, a par do empresário, deve estar atento à Lenovo e a tudo aquilo que esta terá para oferecer num futuro próximo.

Deixe um comentário