Site de Compras Online Portugal

Nunca os portugueses dedicaram tanta atenção às compras online como nos dias que correm e os motivos que ajudam a explicar este fenómeno são simples de concluir: nunca foi tão fácil, barato, seguro e cómodo fazer compras online em Portugal.

Depois de vários anos de desconfiança, os portugueses entraram no século XXI decididos a abraçar o universo das compras online com unhas e dentes. Prova disso são os 4,8 mil milhões de euros que o comércio eletrónico gerou no ano passado.

Compra a compra, ano após ano, os portugueses, à semelhança do mundo, foram ganhando hábitos que levaram a que esta coisa que parecia extremamente complexa no início, passasse a ser um ato cada vez mais intuitivo, cómodo, prático e de elevada segurança.

Também li isto: Sites de Descontos

Contudo, tal como no comércio tradicional, há vantagens e desvantagens na altura de se fazer compras online. Há lojas que certamente nos inspiram mais confiança em detrimento de outras menos fiáveis. Tal como no comércio tradicional, há no comércio eletrónico, métodos de pagamento mais fiáveis do que outros. Haverá como em qualquer outra área, virtual ou não, lugar para melhorar e erros para prevenir.

Sabemos hoje em dia que a esfera das compras online tem uma palavra importantíssima a dizer no panorama nacional, uma vez que o volume de transações electrónicas representa 1,5% do produto interno bruto (PIB) em Portugal.

Nos dias que correm é possível comprar online praticamente tudo que nos venha à cabeça. Desde peças de vestuário, calçado, livros, produtos para a casa, itens desportivos, mercearia, artigos de bricolagem, viagens, reserva de hotéis, spas e tratamentos de beleza, restaurantes, etc.

Lojas Online Internacionais

Internacionalmente os tubarões Amazon, Ebay e AliExpress continuam a liderar o mundo das compras online. São marcas que se solidificaram no mundo do e-commerce há alguns anos e acabaram por conquistar confiança do publico insistindo na consistência de alguns fatores: preços acessíveis, entregas dentro do prazo, qualidade dos produtos, softwares intuitivos e fáceis de perceber, entre outros.

Amazon

A americana Amazon sediada em Seattle é cabeça de cartaz do e-commerce e no ano passado (2019) gerou mais de 130 mil milhões de euros em vendas. Espera-se que este ano atinja algo como 180 mil milhões. Fundada em 1994, a Amazon, é considerada por vários a marca mais valiosa do mundo. A marca liderada por Jeff Bezos foi também líder de visitas na loja online, recebendo uma média de 5.7 mil milhões de utilizadores por mês.

amazon

Ebay

A também americana Ebay, que se celebrizou por ser pioneira no mercado de leilões online, hoje em dia funciona também como um enorme mercado de transações comerciais electrónicas onde é possível adquirir bens não só entre cliente-empresa mas também entre cliente-cliente fazendo uso do mercado de revenda, e ainda entre empresa-empresa. A marca Ebay recebeu uma média de 1.6 mil milhões de visitas em 2019. Na loja online da Ebay podemos verificar que no primeiro trimestre do ano passado houve um lucro de 2.6 mil milhões de dólares americanos.

AliExpress

A AliExpress pertence ao grupo Alibaba. A marca chinesa que foi fundada há relativamente pouco tempo, em 2010, notabiliza-se, à semelhança da Ebay, por facilitar as transações entre utilizadores e não apenas entre cliente-empresas. Os preços praticados pela gigante asiática são talvez os mais competitivos do mundo e o leque de oferta de produtos é também dos mais vastos a nível mundial. Dados coligidos mostram que AliExpress foi visitada em média por 639.1 milhões de utilizadores por mês no ano de 2019.

De acordo com sites online que estudam os mercados do e-commerce, julga-se que a AliExpress tenha tido um lucro de 72 mil milhões de dólares no ano passado (cerca de 509.7 mil milhões de yuan).

Mas não só destes três nomes vivem as lojas online a nível internacional.

Nomes como GearBest, Wish, Deal Extreme, ASOS, Banggood, Etsy, Miniinthebox, Tinydeal, Barnes & Noble, Newegg, Overstock, Lookfantastic entre tantos outros, são referências e alvo de um enorme volume de procura por parte dos internautas de todo mundo, sequiosos por encontrar o melhor negócio da maneira mais prática possível.

A Gearbest, uma marca Chinese pertence ao grupo Globalegrow, à semelhança da Amazon, tem ao dispor do consumidor na sua loja online os mais diversos produtos. Uma loja online fácil de se navegar e com um vasto números de parceiros que lhes conferem ainda maior seriedade.

A Wish tem uma história de sucesso de rápida ascensão. O dono maioritário da marca, o canadiano Peter Szulczewski, abandonou o cargo de software developer na Google, para se dedicar à criação da sua marca. A Wish é hoje em dia considerada uma Mecca para mais de 80 milhões de utilizadores dispersos em todas as partes do globo. Na app da marca é possível encontrar óculos de sol a 2 euros, casacos a 15 ou relógios a 3.

A Deal Extreme está sediada em Hong Kong e segue o mesmo modelo de negócio apresentado pelas marcas anteriores com preços bastante atrativos. Embora as entregas tardem a chegar devido à localização geográfica, a Deal Extreme tem recebido grande reconhecimento dos críticos e dos utilizadores a nível global.

A Asos é uma marca britânica que centra atenções em roupas e produtos de beleza essencialmente. A marca vende mais de 850 marcas para além de itens da sua própria linha. Em oposição ás marcas anteriormente destacadas, a Asos pratica em média preços um pouco mais elevados, dedicados a outro publico alvo.

A Banggoog é uma marca chinesa que se destaca no mundo do retalho online, logística e desenvolvimento eletrónico segundo informação prestada pela marca na sua loja online. Têm armazéns na Austrália, Europa, Hong-Kong e nos Estados Unidos da América. O site de compras online caracteriza-se por ter sempre promoções bastante atrativas diariamente.

A Etsy é um site americano de compras online com sede em Brooklyn, nos Estados Unidos da América, e que se dedica à venda de produtos feitos idealmente à mão, produtos em segunda mão e peças de artesanato. A Etsy promove ativamente o artista. O nível de popularidade da Etsy é reconhecido globalmente por essa particularidade e não só.

A Miniinthebox pertence ao grupo Light in the Box e está sediada em Pequim, na China. A sua loja de compras online dedica-se essencialmente à venda de artigos eletrónicos e gadgets. Ativa desde 2007, exporta produtos para mais de 200 países, segundo informações fornecidas pela marca. E o seu site de compras online está traduzido para 26 línguas, sendo o português uma delas.

A Tinydeal é mais uma das marcas sediadas na China. Segundo informações coligidas no site de compras online da marca dedicam-se à venda de “produtos eletrónicos e relacionados a preços baratos”. A Tinydeal afiança que faz o upload de mais de 3000 produtos todos os meses.

A Barnes & Noble é a maior livraria de retalho dos Estados Unidos da América e está sediada na costa Este, em Nova Iorque. No seu site de compras online é possível comprar artigos musicais, DVD’s, jogos, entre outros itens, para além de livros obviamente. A Barnes & Noble tem cerca de 800 lojas físicas abertas desde 2008.

A Newegg é uma marca de venda online a retalho de produtos de cariz eletrónico e acessórios. A marca de compras online tem sede na costa oeste dos Estados Unidos da América, no estado da Califórnia. A newegg indica que no ano de 2016 obteve lucros superiores a 2.65 mil milhões de dólares americanos.

A Overstock centra atenções nas compras online do ramo do mobiliário, decoração, roupa de cama e outros artigos que tais. A marca é americana e encontra-se sediada no estado de Utah. Preza também por contribuir para o aumento do comércio artesanal à semelhança da Etsy, que destacamos em cima.

A Lookfantastic é uma marca britânica com sede na cidade de Manchester, na Inglaterra, e pertence ao grupo Hut Group. Nesta loja de compras online o consumidor encontrará artigos dedicados à área da cosmética e beleza. A marca tem ao dispor do cliente mais de 22,000 artigos, e exporta para mais de 200 países segundo informações prestadas pelo site da marca. A Lookfantastic confessa que os lucros subiram na ordem dos 40% nos últimos 4 anos e que a expectativa é que a tendência seja para continuar a subir.

Lojas Online Líderes em Portugal

Portugal tem também bons exemplos de sites de compras online nacionais com grande expressão.

Exemplo disso são a Worten e o Continente. A primeira um gigante português dedicado à venda de itens tecnológicos com décadas de experiência em lojas físicas. A segunda, uma marca ligada ao sector do retalho. A marca Continente foi a primeira cadeia de hipermercados em território nacional e hoje em dia é um dos líderes dos sites de compras online em Portugal também.

Outros sites de compras online em que o consumidor português confia quando a hora de fazer compras online chega são a OLX, Custo Justo, Ticketline, Wook, Farfetch, Stand Virtual, KuantoKusta e a Prozis para nomear apenas alguns.

A marca Continente foi criada em 1985 e foi a pioneira das cadeias de hipermercados em Portugal. Após três décadas de portas abertas ao público, a Continente continua como líder do retalho alimentar não só nas lojas físicas mas também com uma grande presença e poder de resposta nas lojas online. A marca é hoje parte integrante do grupo Sonae após ter sido vendida pela gigante francesa Carrefour em 2007, pelo valor de 652 milhões de euros.

A Worten, também pertence ao grupo Sonae, e dedica-se à venda de artigos eletrónicos e de entretenimento. A Worten tem, segundo informações prestadas pela marca, mais de 180 lojas físicas espalhadas por todas as regiões do país e é alvo de uma enorme confiança por parte do consumidor português.

A OLX, está sediada em Amesterdão, na Holanda. O nome surge de OnLine eXchange, e como indica, centra o seu negócio em transações feitas online, não só entre entre consumidor-empresa, mas também entre empresa-empresa ou consumidor-consumidor. Foi fundada em 2006 e opera em 45 países.

A CustoJusto, marca que granjeia grande reconhecimento no mercado de vendas em lojas online em Portugal, pertence ao grupo escandinavo Schibsted, e foi lançada em 2008. Na loja online da CustoJusto o consumidor poderá encontrar na verdade qualquer tipo de artigo, sendo que o principal foco da marca é o sector automóvel e imobiliário.

A Ticketline é uma das principais agências europeias de venda de bilhetes e encontra-se sediada em Inglaterra. Em Portugal, a Ticketline é a grande referência no que a compra de venda de bilhetes online diz respeito. A marca conta com mais de 30 anos a liderar este ramo de negócio e isso confere muito valor ao consumidor português.

A Wook intitula-se como sendo a maior livraria online de Portugal e orgulha-se de ostentar um acervo superior a 9 milhões de livros na sua loja de compras online. Na sua loja online pode ler-se que enviam para qualquer parte do mundo, tendo até ao momento enviado para mais de 90 países.

A Farfecth por sua vez é uma empresa ligada à moda de luxo, fundada em 2008 pelo português José Neves, tem filiais no Porto, Guimarães, Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai e São Paulo. A Farfecth entrou em 2018 para a lista de empresa que figuram na bolsa de valores de Nova Iorque com mais de 44 milhões em acções.

A Stand Virtual é um site de compra e venda online de automóveis. É um dos maiores sites online de referência em Portugal que recebe mais de 1,7 milhões de visitas mensais.

A KuantoKusta é uma empresa portuguesa criada em 2005, e compete no mercado de bens eletrónicos. O site de compras online da KuantoKusta integra, segundo informações fornecidas pela marca, mais de 700 lojas ativas e mais de 2 milhões de produtos registados em 14 categorias.

A Prozis é uma marca portuguesa que atua na área da suplementação alimentícia e foi fundada em 2007, em Esposende. Considerada uma das maiores lojas online de nutrição de toda a Europa, em 2015 contava com mais de 230 trabalhadores, tendo faturado cerca de 45 milhões de euros.

Cuidados a Ter em Conta

Antes de mais é necessário centrar atenções no URL, aquela barra no topo da página onde se coloca o endereço eletrónico do site de compras online. É imperioso verificar que esta tem um símbolo de um cadeado antes do nome do site de compras. Isso por si só não basta para assegurar total veracidade da loja online, mas informa ao utilizador que o site está protegido no que a proteção de dados diz respeito.

Outro passo importante será a confirmação dos dados relativos ao site de compras online em questão. Normalmente sites de compras online fidedignos dedicam uma página exclusiva para esse tipo de confirmação. Outros sites de compras online optam por partilhar essa informação na parte superior do site, outros há que partilham na base do site, vulgo rodapé. Confirmar que o site de compras online tem uma morada, contacto telefónico e e-mail transmitirão sempre mais confiança antes de comprar online. Se duvidas persistirem há ainda a opção de copiar os endereços e colá-los no motor de busca Google e confirmar se batem certo com a identificação do site de compras online.

Se for possível, é aconselhável fazer a navegação no site de compras online fazendo uso do modo incógnito do browser (chrome, safari, firefox, etc). Dessa forma o site de compras online estará impossibilitado de rastrear o utilizador. Porquê que isso é importante? Quando um utilizador navega num site de compras online e procura por um determinado produto, o site regista todos os passos do utilizador dentro do site de compras online. Por conseguinte, numa próxima vez que o utilizador visite o site, e regresse à mesma página do mesmo produto pesquisado anteriormente pode acontecer o risco ser surpreendido com uma subida do preço. Esta é uma prática comum dos sites de compras online. Os sites de compra online têm a possibilidade de guardar a nossa “pegada” no site. A utilização do modo incógnito no browser ajuda a apagar a nossa “pegada”.

Optar por fazer as compras online fazendo uso do computador pessoal em detrimento de um computador de acesso público é uma medida importante ao visitar sites de compras online. O risco de exposição a malwares, vírus, etc, será sempre maior quando se utiliza um dispositivo que não seja privado e cujos níveis de segurança possam ser duvidosos.

Na altura de pagar as compras online existem métodos de pagamento considerados mais seguros do que outros, a saber: Mbway ou Paypal. Tanto um como o outro método de pagamento não exigem que os dados do cartão bancário sejam partilhados online. A Mbway e a PayPal trabalham com um sistema de criação de cartões de crédito virtuais com um prazo de validade de curta duração. Ambos sistemas foram especificamente criados para que haja um maior nível de segurança na altura de fazer pagamento em sites de compras online. Obviamente, se nenhuma destas opções deixar o utilizador confortável haverá sempre a hipótese de contactar a marca visada através do site de compras online e acordar um pagamento à cobrança ou a usual transferência bancária. A conclusão a tirar: existe quase sempre mais do que um modelo de pagamento nos sites de compras online e todos eles seguros e com provas dadas dessa segurança.

Vantagens

Um dos pontos fortes de se poder fazer compras em sites de compras online é a comodidade de o utilizador poder estar continua e mais facilmente em cima dos preços e promoções. Os sites de compras online estarão sempre à distância de um clique num telemóvel, tablet ou computador. Esta opção permite ao consumidor perceber as tendências e ter maior consciência dos ritmos das oscilações de preços dos sites de compras online. Possibilitando que o cliente compre um produto assim que o preço do mesmo baixe. Por exemplo viagens de avião, é um ramo onde os preços são bastante voláteis e onde o fato de fazer compras online nos permite tirar vantagem disso.

A mesma comodidade acima referida permite-nos também que haja a possibilidade de comparar preços entre sites de compras online. Algo que no comércio tradicional se torna muito mais difícil, dispendioso (caso as lojas físicas distem de vários quilómetros entre elas) e moroso. Uma das grandes valias de fazer comprar em sites de compras online é a possiblidade de comparação de preços a nível não só nacional mas também global e perceber que às vezes pode trazer maior beneficio comprar um produto oriundo da China do que de território nacional, mesmo com o preço da deslocação incluída.

E uma vez falando de deslocações. Esse é um dos pontos a ter especial atenção na hora de comprar em sites de compras online porque por às vezes o envio e transporte do produto pode sair mais caro do que o mesmo. Todavia, existem sites de compras online  que oferecem diversas modalidades de envio do produto. O fator transporte pode ter um impacto considerável no preço final para o consumidor. Normalmente este tipo de informação surge ao cliente na fase final do processos da compra online, quando o cliente está prestes a consumar o negócio. É por isso importante ler e confirmar os “vistos” e alíneas todas nos sites de compras online.

Um dos trunfos que o utilizador tem ao seu dispor ao optar por fazer compras online é o acesso facilitado a um maior número de promoções. Os famosos “promo codes” (códigos promocionais em português) permitem que haja uma rebaixa de preço na altura de pagar. Em oposição ao comércio tradicional, onde o cliente apenas beneficia de promoções sazonais e/ou na posse de um cupão promocional, o que convenhamos, é cada vez mais raro de acontecer. Por isso, ao recorrer a sites de compras online o utilizador tem os mais variados “promo codes” à distância de uma pesquisa no Google. Basta digitar o nome da site de compras online pretendido e acrescentar a palavra “promo code” na barra de pesquisa do Google e este mostrará vários cupões que uma vez clicados remeterão o utilizador para a página de pagamento do produto a um preço inferior ao que havia encontrado previamente no site de compras online.

Uma das grandes vantagens de usar sites de compras online e motivo pelo qual a compra de itens de cariz privado e sexual ter aumentado é a privacidade. Sites de compras online é em alguns casos sinónimo de privacidade e/ou de não exposição. É uma nova porta aberta para utilizadores que sempre quiseram adquirir algum tipo de produto mas que o comércio por via presencial os coibia, por algum motivo, de comprar.

Na mesma linha de raciocínio, muitos consumidores sentem-se intimidados quando entram numa loja física, quer pela presença dos funcionários das lojas, quer na presença de outros consumidores. Os sites de compras online anulam desde logo este desconforto e permitem ao consumidor mais reservado fazer as suas compras online sem que isto seja um causador de ansiedade ou inibição.

Desvantagens

O modo de pagamento nos sites de compras online pode também ser considerado uma desvantagem se o consumidor for uma dessas pessoas que prefere pagar sempre em dinheiro vivo. Essa opção, usando os sites de compras online torna-se impossível quase na totalidade dos casos.

O usufruto da comodidade de não abandonar o conforto do lar para consumar uma compra através de sites de compras online significa por outro lado que o produto terá que ser trazido até ao consumidor, logo isto terá um preço acrescido. Muitas das vezes são taxas irrisórias, noutras nem tanto. De qualquer das formas será uma taxa extra que o consumidor terá que pagar pelo luxo que lhe trazerem a compra online até si.

A aquisição de uma peça de vestuário no comércio tradicional oferece a hipótese ao consumidor de poder trazer peça recém comprada vestida logo de imediato ao abandonar a loja. Nos sites de compras online este pequeno prazer esvai-se. Será um pequeno pormenor, muitos dirão, contudo é uma das desvantagens dos sites de compras online: O tempo inerente à espera de uma compra de um produto que foi adquirido via online.

Continuando a usar o exemplo do mercado do vestuário, muitas peças de roupa têm o dom de conquistar o consumidor pelo sentido do tacto. Obviamente, ao usar um site de compras online a possibilidade de poder tocar na roupa desaparece. Fora de hipótese encontra-se também a possibilidade de confirmar o tamanha da roupa. Estas são desvantagens de se fazer compras em sites de compras online numa loja ou marca nova cujos tamanhos possam diferir das marcas/lojas onde o consumidor esteja tradicionalmente habituado a comprar e por isso já esteja a par dos tamanhos e qualidade do material. Não obstante, existirá sempre a possibilidade de troca. Porém, isso implicará mais perda de tempo entre devolução e nova entrega no novo produto.

Deixe um comentário