Quanto Custa Criar um Site em Portugal?

Existem cerca 4.5 mil milhões de utilizadores de internet espalhados pelos quatro cantos do mundo, e cerca de 1.5 mil milhões de sites ativos atualmente. Tanto a nível pessoal como a nível empresarial, é importante, senão até necessário, hoje em dia ter presença online através de um site que nos represente. Chegar a esta conclusão nos dias que correm é aparentemente fácil, contudo, concluir quanto custa criar um site é mais difícil de responder objetivamente.

Criar um site é efetivamente fácil nos dias que correm. Mas qual site? Qual a dimensão do site? Para que fim? Qual o volume de visitas que este vai gerar? Onde hospedar o site? Quem ficará encarregue da manutenção do site? E o design do site: usamos um estilo padronizado e usado por centenas de utilizadores ou recorremos à ajuda de um web designer para um layout original?

São várias as perguntas inerentes à criação de um site e todas elas pertinentes. E a resposta a cada uma delas com influência direta no preço final do custo de um site.

Leia também: Top 12 Blogs Portugueses

Tipo de Site

Existem mais do que um tipo de site. Existem sites estáticos que servem como um portfólio online para artistas, empresários, estudantes, etc, cuja manutenção necessária é nula. Existem sites como blogs, onde embora sejam pequenos em dimensão de páginas, são sites com entradas diárias de conteúdo original, e ás vezes com comentários por parte de utilizadores de volume acentuado. Existem portais de vendas de artigos com imensa afluência de utilizadores.

Utilizadores que comunicarão entre eles através do portal, mas que também comunicarão diretamente com o site. Utilizadores que vão querer entrar em contacto com o representante do site, e que vão querer fazer pagamentos através do site. Existem sites onde o utilizador poderá visitar apenas com o intuito de ler e tirar apontamentos. Outros sites existirão onde os utilizadores poderão fazer download de material que estará alojado no mesmo.

É preciso ter-se bem definido a tipologia do site que pretendemos criar antes de o criar.

Criar um Site – Hospedagem

No processo de criação de um site em Portugal é preciso termos em atenção que vamos precisar de um “host” para alojarmos o nosso site, tal como precisamos de um terreno antes de começarmos a construir a nossa casa. Em Portugal existem vários, cada um com as suas especificadas e obviamente os seus preços. Em Portugal destacamos a WebHS, Dominios, Iberweb, Webtuga e Ptservidor como as referências de hospedagem para o seu site. Convirá ao utilizador visitar cada um deles antes de criar o seu site.

Leia também: Melhor Alojamento Web Portugal

Tecnologia/Linguagem Usada no Site

Nem todos os sites são construídos através da mesma linguagem informática. A linguagem tecnológica usada pelo seu site influenciará a escolha do ponto anterior: a hospedagem. HTML, CSS, JavaScript e PHP são apenas quatro das linguagens de programação que nos fomos habituando a ouvir e que serão fundamentais na escolha do seu site. Estas também influenciarão o preço final do site.

Design

Tal como destacamos em cima, o desenho do seu site pode efetivamente ser um desses “templates” padronizados. Isso retirará originalidade à imagem do seu site, mas certamente o preço do mesmo será mais baixo. Contudo, se recorrermos a um design original o custo será em teoria mais elevado se criado por um profissional da area. Ou então, mais barato, se por acaso tivermos alguns conhecimentos na area e decidamos fazer o design por nossa conta. Irá no entanto fazer-nos gastar mais tempo no processo de criação. Tempo é dinheiro. Por isso quanto custará a criação do nosso site na verdade?

Manutenção

Tendo em conta a tipologia de site que pretendemos criar, este necessitará de manutenção ou não. Normalmente a manutenção poderá ficar incluída nas responsabilidades do web designer caso tenhamos recorrido a um no processo de design. Caso não tenhamos, alguém terá que monitorizar o site com maior ou menor frequência, tendo em conta a tipologia do site. Quem fará a manutenção? Quantas horas serão necessárias despender em manutenção? Diária, semanal, mensal? Cada pormenor terá o condão de influenciar o preço final de um site.

É preciso por isso analisar cada um destes fatores antes de criar um site em Portugal. Uma vez alinhavados, o processo de criação será simples e sem grandes surpresas. Um site pode custar 300 euros ou 600 mil. Mas de que tipo de site é que estamos a falar

Deixe um comentário